Advogado quer que atleta vote em presidente de clube.

 Dez propostas para o esporte brasileiro foram apresentadas hoje pelo advogado Mário Drumond Coelho, especialista em direito esportivo, à Comissão Especial do Estatuto do Desporto.

Entre as sugestões do advogado, está a que concede poder de voto ao atleta no Sistema Desportivo, permitindo que ele tenha o direito de eleger os presidentes de clubes e federações.

Mário Drumond criticou o sistema desportivo brasileiro pela adoção de práticas ultrapassadas e pela exclusão do atleta das decisões importantes.

O relator da Comissão, deputado Gilmar Machado (PT-MG), disse que as sugestões apresentadas são importantes para aperfeiçoar a legislação esportiva. Segundo o deputado, a proposta de autonomia das federações esportivas é o ponto mais polêmico e precisa ser melhor discutida.

Novas Audiências

A Comissão Especial do Estatuto e Desporto aprovou requerimento do deputado Sílvio Torres (PSDB-SP) para ouvir o depoimento do atual ministro do Esporte e Turismo, Caio Luís de Carvalho. No próximo dia 26, também serão ouvidos pela Comissão, no Rio de Janeiro, representantes do Comitê Olímpico Brasileiro, das Federações e Confederações Esportivas Brasileiras.

Fonte: Agência Câmara, 12/3/2002

Comentário: Estas medidas, quando aprovadas, impedirão que os plenários sejam manipulados em favor de interesses continuístas, como costuma ocorrer hoje em dia nos clubes e federações esportivas.


Voltar
ao índice
de legislação