- P -

Panhe - v. Corruptela de apanhe, do verbo apanhar, recolher algo do chão. Apanhar vem do espanhol apañar e este do latim pannus, pano.

Palmatória - 

Paraguai - s. m. Nome próprio designativo de um país da América do Sul. A palavra é de origem tupi e quer dizer Rio dos Papagaios.

Paraná - [Do tupi paraná, de pará = mar e ná = semelhante, logo semelhante ao mar.] s. m. Bras., Amaz. 1. Braço de rio caudaloso, separado deste por uma ilha. 2. Canal que liga dois rios. 3. Nome próprio designativo de um Estado da federação brasileira. 

Patuá - s. m. Batista Caetano deriva de patigua, contraído em patuá de patauá, designando o cesto que as mulheres traziam às costas, amarrado à cabeça, com os pertences da rede. Simão de Vasconcelos, falando do estado de miséria em que viviam os índios, ao comentar o seu enxoval diz que "vem a ser uma rêde, um potiguá (que é como caixa de palhas) para guardar pouco mais que a rêde, cabaço, e cuya: o pote, que chamam igacaba, para os seus vinhos: o cabaço para suas farinhas, mantimentos, seu ordinario: a cuya para beber por ella: e o cão para descobridor das feras quando vão caçar. Estes somente vem a ser seus bens moveis, e estes levam consigo aonde quer que vão: e todos a mulher leva às costas, que o marido só leva o arco". Por analogia, patuá hoje em dia passou a designar um pequeno saquinho contendo axé (coisas de alto poder mágico) e que, conforme o preceito, quem o carrega, tem que usá-lo em contato com o corpo.

Pedido de arpão de cabeça - s. m. "Giro vertical sobre os pés, com os braços abertos, aguardando uma cabeçada, anulada com uma joelhada na face do colega, que já deve entrar com as mãos cruzadas, em defesa do joelho hostil". (A definição é de Mestre Decânio, que explica: "No 'Aurélio' encontramos... 'Arpão: ferro em feitio de seta fixado a um cabo para ser cravado na presa.' ... entendemos! ...a seta é a cabeça; o cabo é o tronco encurvado; as pernas são a força propulsora, procurando cravar o arpão [a cabeça] no peito exposto [braços abertos] de quem pede. Assim é o pedido de arpão de cabeça").

Pedrito - (Pedro de Azevedo Gordilho) Famoso chefe de polícia da Bahia, 

Pindombê - s. f. Contração de Pindomba mais a interjeição ê!
Pindomba
é corruptela de pindoba, espécie de palmeira (Palma Altalea compta, Mart.), muito alta e grossa, que dá flor como as tamareiras e o fruto em cachos grandes como os coqueiros, "cada um dos quais é tamanho que não pode um negro mais fazer que leva-lo às costas". (Gabriel Soares de Souza, 1587)

Puxada de rede - 


Voltar ao
índice

©  Copyright Capoeira do Brasil. Todos os direitos reservados.